terça-feira, 4 de junho de 2013

Brincadeiras no exterior

Olá a todos!
Hoje, 3 de Junho, ouvimos a história "Animais da Quinta", um livro «toca e sente» que nos permite sentir o pêlo dos animais e aprender o seu nome, a cor e tamanho de cada um, o que comem e onde vivem!

Depois da história fomos para o pátio brincar. Corremos, saltámos, deslizámos no escorrega e andámos de triciclo! Foi uma manhã muito divertida!



Brincadeiras ao ar livre!! (Só um bocadinho de blá blá blá de educadora...)

Segundo os autores da colecção "Projecto Lua Cheia", «Com esta idade as crianças (...) gostam de brincar todos os dias algum tempo ao ar livre (...) para apanharem ar, realizarem actividades motoras (no escorrega, nos pneus, túneis, bidões... que lhes tenhamos preparado) e observarem a natureza (ver o caracol, as lagartixas, as árvores nas diferentes estações, as borboletas na primavera, os pássaros que vão e os que vêm, as plantas...), que iremos descobrindo à criança.
É necessário que o tempo do recreio esteja organizado, de tal forma que se evitem ao máximo os riscos de quedas, empurrões, disputas dos materiais, etc.».

Desta forma torna-se igualmente importante que também os pais criem momentos de brincadeira ao ar livre com as crianças, pois não só beneficiam o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças como também reforçam os laços afectivos!
Deverá existir uma partilha entre pais e filhos dos momentos de diversão, gargalhadas, arranhões no joelho e choraminguices, da superação de medos e receios e a aventura facilitando o desenvolvimento sócio-afectivo da criança.

Boas brincadeiras e felizes momentos de interacção!!
Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário